sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Questões sobre cuidados com as unhas e as tendências em esmalte



















A moda muda a cada temporada. E como moda e beleza andam de mãos dadas, os cuidados com as mãos e unhas e as cores que as deixarão em evidência seguem as tendências do momento.
Mulher é sempre antenada com os detalhes que há de mais fashion para realçar sua beleza, e um dos pontos primordiais para elas são as mãos, que exigem boa hidratação, massagem relaxante e esmaltação impecável", revela a manicure Alayde Ribeiro, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).
Com a chegada da estação mais quente do ano, onde as cores vibrantes e estampas florais começam a ganhar as ruas, veja os cuidados essenciais com as unhas e as tendências em esmaltes.
1- Como deve ser o cuidado com as unhas e as cutículas?
Quem freqüenta o salão, deve ficar atenta se as profissionais do local esterilizam bem o material de trabalho. Alicates, espátulas e outros acessórios devem ser esterilizados na autoclave ou no esterilizador. Devem atentar-se também se usam kit descartável, de acordo com as recomendações da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A cliente, se preferir, pode levar seu material de uso pessoal.
As cutículas devem ser retiradas por inteiro, pois quando a manicure "picota", ela deixa pelezinhas levantadas, o que compromete o aspecto estético do trabalho. Com relação às unhas, o ideal é que elas sejam lixadas sempre retas, sem cortar os cantos, para não encravarem.

A cutícula deve ser retirada toda semana ou a cada quinze dias?
As brasileiras consideram que a unha fica muito mais bonita com a cutícula retirada, embora existam as que preferem não tirar, para que a pele não engrosse. É importante alertar que a proteção natural da cutícula evita contaminações. Apesar de ser um hábito muito antigo entre as brasileiras, os dermatologistas são contra a retirada dela. Uma dica para não retirá-la, além do necessário, para a limpeza e embelezamento, é o de mantê-la sempre hidratada. Isso evita o ressecamento, que faz com que a cutícula engrosse, e também ao levantamento das "pelezinhas" indesejáveis, que incomodam muito e podem deixar a região dolorida, quando puxadas.

Diagnóstico Pelas Unhas


Nossas unhas servem muito mais do que apenas para compor nossa estética ,elas tambem podem avisar se existe algo de errado com nossa saúde .
A análise da cor, formato, tamanho, estrutura, composição e aspecto pode auxiliar o diagnóstico de diversos males, que vão desde uma simples carência alimentar até doenças graves, como o câncer.
O ato de examinar as unhas para diagnosticar problemas de saúde se baseia numa milenar prática terapêutica chinesa, que faz diagnósticos através de um estudo geral da Fisiognomonia corporal do paciente e suas extremidades.
A unha é um exemplo de extremidade que precisa ser protegida e bem cuidada para poder evidenciar a saúde.
A unha é analisada toda a deformação, mancha, depressão, sinais, pontos coloridos e mudanças de aspecto que revelam sintomas de doenças diversas, que podem ainda não ter se manifestado. Este tipo de exame permite a realização de um trabalho de Medicina Preventiva e faz parte de um método mais abrangente da Medicina Chinesa.
Veja abaixo alguns sintomas que podem aparecer nas unhas :
Manchas esbranquiçadas:
É causada por pequenos traumas, quando batemos a unha ela se interfere na linha de produção de células, e causa a unha esbranquiçada.
Manchas grandes brancas:
São causadas pela ausência de zinco no organismo.
Manchas amarelas ou unhas amareladas:
Surge em pessoas que tomam antibiótico por muito tempo, e em pessoas que fumam muito.
Manchas arroxeadas:
Causada por micose ou outra infecção.

Fracas, quebradiças, com descamação:
Falta de proteínas e vitaminas no organismo.
Unhas deformadas:
As unhas deformadas tem o nome de onicosquizia, elas aparecem em pessoas que usa em exagero as unhas no trabalho.

Linhas nas unhas:
Representa carência vitamínico proteica.
Unhas pálidas:
Você pode ter uma doença auto-imune, como por exemplo o lúpus.
Unhas fracas:
Falta de vitaminas e sais minerais como o ferro e o cálcio.
Unhas encravadas:
Ter unhas encravadas é causada pelo corte errado da unha.
Ondulações nas unhas:
Traumas contínuos.
Unhas meio a meio:
Insuficiência renal crônica.
Unhas côncavas:
Falta de ferro.
Unhas convexas e sem brilho:
Problemas cardíacos ou pulmonares

Como Manter as Unhas Grandes



Ter unhas grandes requer cuidados especiais principalmente para mante-las no tamanho ideal que não incomode ao fazer algumas tarefas simples e que não quebrem facilmente no decorrer dos dias. Muitas mulheres não abrem mão de usar unhas grandes pois acham que o look fica extremamente sensual e feminino.
Para manter as unhas bonitas e fortes e evitar que elas quebrem e fiquem grandes como você sempre sonhou é preciso fortalecer . Procure usar base fortalecedora nas unhas sempre quando pinta-las e evite usar acetona para remover os esmaltes.
Procure também por esmaltes hipoalergênicos eles são livres de formol e evitam o ressecamento e enfraquecimento das unhas. Hidrate as unhas semanalmente faça uma loção caseira com 30 g de cravo da índia e 200 ml de azeite.Coloque o cravo e o azeite em uma panela em banho-maria, deixe cozinhar por 2 horas.
Espere amornar, em seguida coe os cravos e massageie as unhas com o óleo fortalecedor.Outradica é manter as unhas bem lixadas, assim você evita que elas fiquem presas e acabem quebrando o formato ideal para deixar a unha grande por mais tempo é deixar a unha no formato quadrado.
Seguindo essas dicas você terá unhas fortes e longas por muito mais tempo !

Pequenos cuidados, lindas unhas


Fazer mãos e pés deixa as unhas lindas, mas é preciso ter alguns cuidados para não prejudicar sua beleza. Saiba mais na matéria.Muitas mulheres fazem seu próprio serviço de manicure e pedicure. Reservam uma hora do dia, pegam seu arsenal (alicate de cutículas, lixa, tesourinha de unhas, palitos, algodão, base, esmalte etc) e deixam as unhas em ordem, prontas para uma semana. Outras, por falta de tempo ou por acharem que não têm a habilidade necessária para a tarefa, vão a salões de beleza e saem de lá com mãos e pés feitos. Independentemente de onde você cuide das unhas, é necessário prestar atenção em alguns detalhes que podem garantir – ou comprometer – sua saúde. Alicates de cutículas, por exemplo, devem ter dona única ou ser esterilizados a cada uso. O mesmo vale para as tesouras de unhas. Mas... por que todo esse cuidado? Pense bem: é muito comum você ou a manicure tirarem “bifes” das cutículas, não é? Nada impede, também, que aconteça algum acidente com a tesourinha. “Bifes” e cortes normalmente causam sangramento, e o sangue pode ter doenças que serão transmitidas para a próxima pessoa que usar o material. Há ainda a chance de pegar micoses porque outra pessoa tinha essas infecções. Se os instrumentos forem utilizados somente por você ou forem esterilizados, não há risco algum.Para manter seus instrumentos particulares sempre limpos, porém, não é necessário ter uma estufa profissional. A limpeza feita em casa com detergente neutro, uma escova (pode ser escova de dentes) e álcool já é suficiente para garantir a higiene.E como proceder no momento em que é feito o “bife”? O melhor remédio é o merthiolate em spray, seja em casa ou no salão. Não deixe a manicure usar o famoso bastão hemostático, à base de sulfato de zinco. Apesar de funcionar, há sangue de outras pessoas nele, o que o torna muito anti-higiênico.Em outro universo de cuidados, é interessante perceber se as bases e os esmaltes usados por você ou pela manicure estão em condições de uso. Velhos, eles ficam mais grossos, menos fáceis de aplicar e mais propensos a ter um resultado manchado e cheio de bolinhas. Faça um teste rápido para checar isso. Pegue a tampa da base ou do esmalte e puxe o pincel devagar, limpando um de seus lados na boca do vidro. Quando o pincel se soltar do vidro, o produto deve pingar ou se fixar nas cerdas. Caso ele forme uma “gosma” entre o vidro e o pincel, pode saber que ele está velho e não ficará bonito em suas unhas.Talvez você ache que é muita coisa para pensar durante uma atividade tão simples como fazer as unhas. Mas são esses pequenos cuidados que garantem sua tranqüilidade e impedem que você contraia doenças à toa. Assim, fica mais fácil atingir seu objetivo de ficar cada vez mais linda.

unhas


Unhas em boas condições podem ser muito atraentes e refletem a saúde do indivíduo, além de hábitos pessoais.
As mulheres, com mais freqüência que homens, dão grande importância à aparência de suas unhas e gastam tempo e dinheiro para mantê-las em boa forma. Além de seu apelo cosmético, as unhas têm muitas importantes funções: ajudam a pegar e manipular objetos, protegem os tecidos das pontas dos dedos das mãos e pés, e, muito importante, refletem nosso estado geral de saúde, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por mudanças nas unhas.
Produzidas por células da pele da ponta dos dedos, são compostas principalmente por ceratina, uma proteína endurecida também encontrada na pele e no cabelo.
Roer as unhas é um problema comum, especialmente entre as crianças jovens. Esse hábito tende a ser perdido com a idade, porém está relacionado à ansiedade e monotonia nas crianças mais velhas e nos adultos.
Pontos esbranquiçados nas unhas são comuns e usualmente resultam de traumatismo na base (matriz) da unha.
Hemorragias subungueais são rupturas de vasos que podem causar linhas verticais ou manchas arroxeadas. Podem ser por alteração de prega da unha, medicamentos e certas doenças. Entretanto, o traumatismo é a causa mais comum.
Unhas encravadas são um problema relativamente comum. As unhas mais envolvidas são as dos dedos grandes (hálux) dos pés. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais comuns. Podem ser dolorosas e, às vezes, favorecem infecção. É preciso procurar um dermatologista logo no início, em vez de ficar tentando resolver o problema sozinho, cortando ou lixando os cantos da unha afetada, para evitar conseqüências futuras mais desastrosas, como infecções.
As unhas podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha), causando deformidades das mesmas; e por bactérias, levando a inchação e vermelhidão em torno delas.
Tumores benignos e malignos podem se instalar ao lado ou por baixo da unha, às vezes necessitando de cirurgia para sua remoção.
Há ainda várias doenças que podem acometer as unhas, como psoríase e líquen plano.